(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Direitos humanos |   Ato virtual Movimento Vozes do Silêncio | Denúncia do golpe civil militar de 1964

 

No dia 31 de março, mantendo a tradição de marcar anualmente com um ato público o dia em que se rememora o Golpe de 1964, o  Movimento Vozes do Silêncio  em parceria com o Núcleo Memória , o Instituto Vladimir Herzog e outras entidades de defesa da Memória, Verdade e Justiça, realizou o lançamento da campanha #REINTERPRETAJASTF”, visando pressionar o STF para que paute a reinterpretação da Lei de Anistia de 1979. O evento aconteceu de forma virtual e contou com as falas de representantes de organizações do país, a  leitura do manifesto “Pela reinterpretação da Lei de Anistia” e  e intervenções artísticas.

Participaram do ato José Luiz Del Roio (representante do Comitê Paulista Memoria, Verdade e Justiça de São Paulo), Lucas Pedretti (Coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação - RJ), Natália Bonavides (Deputada Federal – PT - RN), Nilmário Miranda (ex ministro de Direitos Humanos), Cajá (Comitê Memória, Verdade e Justiça – PE) e Diva Santana (representante do Grupo Tortura Nunca Mais). O ponto focal nas falas foi a reinterpretação da lei de anistia.

O ato teve início com um vídeo do Ulysses Guimarães “Traidor da constituição é traidor da pátria (1min). Em seguida, Lucas Villalta (IVH) fez apresentação da Live e passou a palavra para as saudações iniciais de Eugenia Gonzaga (PFDC/MPF), Maurice Politi (NM) e Rogerio Sottili (IVH).

Seguindo a programação, foi apresentado um vídeo em  homenagem ao maestro Martinho Lutero e ao compositor Aldir Blanc, e  um vídeo da família “Virgílio Gomes da Silva”.

Virgílio gomes da Silva foi torturado e assassinado pelo regime militar em setembro de 1969 e seu corpo foi desaparecido. É considerado um dos presos da ditadura que mais foram torturados e o primeiro desaparecido político após a edição do AI-5.

O ator Sergio Mamberti fez a leitura do manifesto “Pela reinterpretação da Lei de Anistia”.

A live também contou com apresentações musicais e leitura de poemas com Aline Deluna e Leo Alves – música (Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça); leitura de poema com Marcus Vinicius - (Centro Cultural Manoel Lisboa - PE);  “as gerações futuras,  de Emmanuel Bezerra dos Santos; Vitória Ohara (CMVJ-PB) leu “perseguição”, de Sérgio Ricardo; Jessé e Alisson ( CMVJ-SE) poema musicado “tu inês”.

O cantor Renato Braz fez a apresentação final e cantou as músicas “Coração Civil”, de Milton Nascimento, e “o Bêbado e o Equilibrista”, de Aldir Blanc.

O ato foi encerrado com o vídeo #REINTERPRETAJÁSTF e com os bordados do Movimento Linhas do Rio.

 

#DitaduraNuncaMais

#DireitosHumanosSIM

#ReinterpretaJáSTF

 

Assista a live no canal do youtube e do facebook do Núcleo Memória através dos links www.facebook.com/nucleodepreservacaodamemoriapolitica/videos/1124282085064267 e

www.youtube.com/watch?v=pPUlMKFxxkI&t=2s

 

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp